Normas

1 Orientações gerais 

1.1 A II Semana Acadêmica do Curso Superior de Tecnologia em Gastronomia está sendo organizado por uma comissão formada por docentes e discentes do Curso pertencente ao Instituto Federal Farroupilha-Campus São Borja. Haverá uma comissão externa específica para a avaliação dos trabalhos encaminhados.

1.2 Os trabalhos aprovados serão apresentados nos dias do evento, que ocorrerá de 02 a 06 de outubro de 2017. Os trabalhos aprovados que forem apresentados serão publicados em anais do evento que será no formato digital.

1.1 Os resumos expandidos deverão ser submetidos por meio eletrônico para: semana.gastronomia@iffarroupilha.edu.br. Ao encaminhar o trabalho, o autor deverá inserir no campo “Assunto” do e-mail, o GT (Grupo de Trabalho) ao qual está submetendo seu trabalho, dentre estes:

  • Tendências Gastronômicas 
  • Alimentação e Sociedade 
  • Interdisciplinaridade 
  •  Nutrição e saúde  
As datas referentes à submissão e divulgação dos trabalhos serão:


1.2 Os trabalhos que estiverem fora das normas constantes neste edital serão automaticamente excluídos pela Comissão Científica do evento. 1.3 Serão aceitos trabalhos originais consistindo em relatos de experiência, trabalho de pesquisa, estudos de caso, estudos bibliográficos, artigos.


2. Do processo seletivo e normatização 

2.1 Os resumos serão recebidos até o prazo estabelecido pela Comissão Científica, podendo ou não ser prorrogado. 2.2 Cada participante poderá inscrever até três trabalhos como autor ou coautor. 

2.3 Os resumos recebidos para o processo de seleção serão avaliados por um (01) parecerista. 

2.4 O conteúdo dos resumos bem como erros, revisão ortográfica e gramatical é de responsabilidade exclusiva do (s) autor (es).

2.5 No caso do resumo não ser aceito para publicação pelo parecerista, o autor será comunicado, não cabendo recurso. 

2.6 Os trabalhos deverão ser inscritos respeitando os eixos temáticos previstos. 


3. Orientação para elaboração do resumo expandido 

3.1 O texto deve ser organizado de acordo com os seguintes tópicos: Título, Autor (es), Resumo, Palavras-chave, Introdução, Metodologia, Resultados e Discussão, Conclusões e Referências. 

3.2 O resumo expandido deverá ocupar, no mínimo, três e, no máximo, cinco laudas, incluindo Texto, Tabelas e/ou Figuras. 

3.3 O texto deverá ser formatado para um tamanho de página A4, com margens superior e esquerda 3cm e inferior e direita de 2cm. Deve ser empregada a fonte Arial, corpo 12, exceto no título, e justificado. O espaçamento entre as linhas deverá ser simples. 

3.4 As citações de artigos (referências) no texto devem seguir as normas vigentes da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT. 

3.5 A nomenclatura científica deve ser citada segundo os critérios estabelecidos nos Códigos Internacionais em cada área. Unidades e medidas devem seguir o Sistema Internacional. 

3.6 O texto deverá iniciar com o TÍTULO do trabalho em letras maiúsculas, utilizando fonte Arial, corpo 14, em negrito, centralizado com, no máximo, 20 palavras. 

3.7 Após uma linha (espaço 1,5) do Título, devem aparecer o(s) Nome(s) Completo(s) do(s) Autor(es), separados por ponto e vírgula, em fonte Arial, tamanho 12, justificado a direita e grafados somente com as primeiras letras maiúsculas. O nome do apresentador do trabalho deverá ser sublinhado. Deverá ser feita chamada com número arábico sobrescrito após o final dos nomes de cada autor e em nota de rodapé citar a instituição, o campus, o curso dos quais os autores são oriundos, além do endereço eletrônico do autor (e-mail). As informações sobre os autores deverão constar em nota de rodapé, uma embaixo da outra conforme a disposição dos números arábicos sobrescritos, segundo as normas da ABNT. 

3.8 A seção Resumo deve ter no máximo 250 (duzentas e cinqüenta) palavras, com breves e concretas informações sobre a justificativa, os objetivos, métodos, resultados e conclusões do trabalho. Deverá ser iniciado imediatamente abaixo da palavra Resumo. Não deve conter referências bibliográficas. O Resumo deve ser apresentado com parágrafo único em Fonte Arial, corpo 10, e espaçamento simples entre linhas. 

3.9 Logo após o Resumo, seguindo-se a expressão “Palavras-chave:” e, na mesma linha que ela, serão incluídas, no mínimo, três e, no máximo, cinco, expressões em português relacionadas ao tema do trabalho, separadas por “ponto e vírgula”. 

3.10 A seção Introdução deve ser breve. Justificar a importância do trabalho de forma clara, utilizando-se revisão de literatura. O último parágrafo deve conter os objetivos do trabalho realizado. A partir deste item, o tamanho da fonte a ser utilizada é 12, salvo em situações específicas como citação com recuo, notas de rodapé, etc. 

3.11 A seção Metodologia deve ser concisa, mas suficientemente clara, de modo que o leitor entenda e possa reproduzir os procedimentos utilizados. 

3.12 A seção Resultados e Discussão deve conter os dados obtidos, até o momento, podendo ser apresentados, também, na forma de Tabelas e/ou Figuras. A discussão dos resultados deve estar baseada e comparada com a literatura utilizada no trabalho, indicando sua relevância, vantagens e possíveis limitações. 

3.13 As Tabelas e/ou Figuras (fotografias, gráficos, desenhos) devem ser elaboradas de forma a apresentar qualidade necessária à boa reprodução. Devem ser gravadas no programa Word para possibilitar possíveis correções. Devem ser inseridas no texto e numeradas com algarismos arábicos. Nas Tabelas (sem negrito), o título deve ficar acima e nas Figuras (sem negrito), o título deve ficar abaixo. É recomendável evitar a apresentação dos mesmos dados na forma de Figuras e Tabelas. 

3.14 A seção Conclusões deve ser elaborada com o verbo no presente do indicativo, em frases curtas, sem comentários adicionais, e com base nos objetivos e resultados do Resumo Expandido. 

3.15 Na seção Referências devem ser listados apenas os trabalhos mencionados no texto, em ordem alfabética do sobrenome, pelo primeiro autor. Dois ou mais autores, separar por ponto e vírgula. Os títulos dos periódicos não devem ser abreviados. A ordem dos itens em cada referência deve obedecer às normas vigentes da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT. 

3.16 Para maiores informações ou esclarecimento de dúvidas, contatar a comissão organizadora através do e-mail: semana.gastronomia@iffarroupilha.edu.br.




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